Saiba como anunciar no Google AdWords em 11 passos práticos com vídeo

O Google AdWords é uma importante ferramenta de vendas na internet e visibilidade para o seu site no Google, afinal, não há nada melhor do que divulgar os seus produtos e serviços no momento exato em que um consumidor em potencial está buscando por ele.

Mas como fazer para anunciar no Google AdWords e obter resultados qualificados?

A seguir, vamos ensinar a criar campanhas de grande desempenho e aumentar a receita ou os leads do seu negócio em 11 passos simples e práticos, confira:

 

Passo 1: Conheça a estrutura da busca do Google

 

A busca do Google se divide entre dois tipos de resultados: o link patrocinado (resultados pagos) e o orgânico.

A busca orgânica corresponde aos sites que aparecem no Google naturalmente, ou seja, aqueles que a ferramenta considera como mais relevantes para a busca realizada pelo usuário e, por isso, são exibidos no topo da página.

Já os links patrocinados, ou resultados pagos, são efetivamente os anúncios do Google. Atualmente, eles são exibidos no topo e no final da página de busca, variando entre 2 a 4 anúncios em cada bloco. (além do Google Shopping, caso esteja buscando produtos)

 

Diferença entre Links Patrocinados e SEO - Google

 

Passo 2: Entenda como funciona uma campanha no Google AdWords

 

Imagine que o Google AdWords segue a mesma lógica de funcionamento que um celular pré-pago: você insere o um valor determinado de créditos na ferramenta e, conforme a utilização, esse saldo é descontado do total.

Semelhança entre Busca do Google e Celular

Quando usamos um celular pré-pago, cada tipo de ligação possui um valor, certo? Ou seja, ligações entre a mesma operadora são mais baratas e interurbanos custam mais caros. O mesmo acontece com o Google AdWords e, dependendo do segmento do seu negócio e da relevância dos anúncios, entre outros fatores, você poderá pagar valores diferentes pelos seus anúncios. (sobre isso falaremos mais no video do final)

Mas quando você será cobrado na sua campanha de Google AdWords? Basicamente, existem duas formas de consumir seus créditos na ferramenta, quando alguém clica no seu anúncio ou apenas após mil impressões dele. (quanto a forma de pagamento em campanhas no Google, você pode optar por pagamentos pré pagos ou automáticos, escolhendo boleto ou cartão de crédito)

 

Passo 3: Escolha o tipo de campanha mais adequada

 

O Google AdWords envolve muito mais do que o mecanismo de busca do Google. Os anúncios veiculados na ferramenta também podem ser exibidos na rede de parceiros do gigante de buscas, que vão desde blogs de assuntos segmentados até os sites da Abril, Globo, Terra, por exemplo.

Por isso, há mais de um tipo de campanha que você pode utilizar para atingir os objetivos do seu negócio.

De maneira geral, existem 4 grandes tipos campanhas:

  • Rede de Pesquisa
  • Rede de Display
  • Google Shopping
  • Vídeos

Rede de pesquisa:

 

Esse é o formato mais conhecido das campanhas de Google AdWords e são os famosos anúncios que aparecem quando um usuário pesquisa por um ou mais termos no mecanismo de busca.

Como dissemos no início do artigo, os anúncios podem aparecer tanto na parte superior quanto no final da página.

Rede de display:

 

A rede de display compreende justamente os sites parceiros do Google, permitindo a veiculação tanto de anúncios de texto quanto de anúncios gráficos, ou seja, com banners.

Essa é uma excelente opção para quem deseja divulgar uma marca e ampliar o seu conhecimento, uma vez que o Google AdWords permite a seleção de sites por interesses, tópicos, canais e palavras-chave.

 

 

Google Shopping:

 

Excelente opção para quem possui uma loja virtual, o Google Shopping exibe uma vitrine de produtos com seus respectivos preços no topo da busca. Dessa forma, se um usuário procura por “fone de ouvido”, as lojas aparecem antes dos resultados com as respectivas fotos dos produtos e preços.

Google Shopping e Rede de Pesquisa

 

Vídeos:

 

Formato com grande potencial de engajamento, os vídeos estão cada vez mais em alta, afinal, o brasileiro passa muito tempo consumindo esse tipo de conteúdo na internet.

Por meio do Google AdWords é possível veicular anúncios também no YouTube. Eles podem aparecer tanto nos “vídeos recomendados” como em banners ao lado do vídeo assistido pelo usuário no momento.

 

anúncio de video recomendado - youtube

 

anúncio google ao lado de video no youtube

 

Passo 4: Analise as vantagens de anunciar no Google AdWords

 

É muito comum os marinheiros de primeira viagem ficarem em dúvida se realmente vale a pena anunciar no Google AdWords. Para tirar a sua dúvida antes de você entrar de vez nesse universo digital, separamos alguns benefícios da ferramenta que podem te convencer:

Vantagens Anúncios Google Adwords

1 – Segmentação:

 

É muito difícil encontrar no mercado empresas que possuam a verba e o porte necessários para apostar em divulgações que não impactem diretamente os seus públicos para que, assim, os resultados sejam mais efetivos. Com o Google AdWords é possível segmentar as campanhas e anúncios para que eles aparecem na hora certa para as pessoas certas. (já sabe quem é seu cliente ideal? Então baixe o guia gratuito)

2 – Mensuração:

 

Uma grande vantagem do marketing digital é que você consegue acompanhar em tempo real os resultados das campanhas e, com o Google AdWords não poderia ser diferente. É possível saber quais as palavras-chave, anúncios, dias, horários e canais que estão performando melhor. Dessa forma, você consegue ajustar estratégias e otimizar os investimentos para conseguir mais resultados.

3 – Investimento acessível:

 

Como é você mesmo quem determina o valor que será investido na ferramenta não é preciso dispor de grandes verbas de mídia para divulgar o seu negócio e aumentar as vendas. Além disso, você só paga pelos anúncios quando o usuário clica ou após as mil impressões.

4 – Agilidade:

 

No marketing digital agilidade é essencial. Quando você anuncia no Google AdWords não é preciso passar por extensos processos burocráticos ou esperar durante dias para a sua campanha entrar no ar. Pelo contrário, os seus anúncios são veiculados em poucas horas e você ainda pode deixá-los programados para que sejam exibidos apenas a partir de uma data específica, como também em horários específicos.

 

Passo 5: Estude antes de começar

 

Contenha os impulsos antes de ficar maravilhado com o Google AdWords e sair criando campanhas para que você não se decepcione no futuro com o fato de que os resultados foram abaixo do esperado.

Aprenda a Gerar Leads com Google Adwords

Como qualquer outro tipo de ação, anunciar na ferramenta exige planejamento e objetivos muito claros. Por isso, separe algumas horas para definir as suas metas e indicadores de sucesso, um cronograma de atividades e os responsáveis por cada etapa.

Também é importante fazer uma pesquisa do mercado, dos concorrentes e, principalmente, do seu negócio. Afinal, é muito comum vermos empresas de grande potencial que tiveram que fechar as portas justamente porque não sabiam quem eram e para onde precisaram ir. Nesse sentido, uma boa dica é utilizar o modelo Canvas para fazer uma verdadeira imersão na sua empresa.

Por fim, não deixe de conhecer a fundo quem é o público-alvo da sua empresa para que as campanhas sejam mais efetivas. Imagine quem seria o seu cliente ideal (está com dificuldades? Baixe então o Guia Gratuito) e levante informações como idade, poder aquisitivo, problemas enfrentados, desejos, necessidades e como seu produto ou serviço pode ajudá-lo.

Todas essas informações vão lhe ajudar planejar a sua campanha no Google AdWords e fazer com que ela traga resultados incríveis!

 

Passo 6: Escolha as melhores palavras-chave

 

Escolher as palavras-chave mais adequadas pode ser determinante para a sua campanha dar certo. Por isso, é preciso pensar muito bem antes de sair escolhendo termos aleatórios.

Evite escolher termos muito genéricos, como “sapato”,  justamente por eles serem mais concorridos e não transmitirem de forma exata o que o seu negócio vende ou está oferecendo.

O termo “sapatos masculinos sociais”, por exemplo, pode ser muito mais adequado e efetivo para aumentar a relevância da sua campanha.

Google Trends para escolher palavras chave

Para te ajudar nessa tarefa, utilize as próprias ferramentas do Google que ajudam a identificar tendências e sugerem novas opções de palavras-chave, como o Google Trends e o Planejador de Palavras-Chave.

O Keyword Tool também é uma excelente ferramenta para apresentar ideias de novas palavras-chave e ainda organizá-las por ordem alfabética. (ideias não vão faltar, é recomendado ir separando em uma planilha as que mais são importantes e ir montando seu planejamento)

 

Passo 7: Lembre-se dos tipos de correspondência de palavras-chave

 

Existem diferentes tipos de correspondência de palavras-chave no Google AdWords para que a sua campanha seja mais eficaz e otimizada. Conhecer essas opções e utilizá-las da melhor maneira possível vai ajudar na segmentação e conversão dos seus anúncios.

 

correspondência de palavras chave em anúncios do Google Adwords

 

É importante acompanhar com frequência o relatório de termos de pesquisa da sua campanha depois que ela entrar no ar, para que você obtenha novas ideias de palavras relevantes e negative aquelas que possam estar prejudicando os anúncios.

 

Passo 8: Estruture a sua campanha no Google AdWords

 

Uma campanha no Google AdWords na rede de pesquisa é estruturada da seguinte forma: campanha, grupo de anúncios e palavras-chave. Entender essa estrutura fará com que você veicule campanhas com maior potencial de conversão e alta qualidade.

Estrutura da Campanha do Google Adwords

Campanha:

 

Nesse nível você deverá definir configurações como idioma, orçamento da campanha e valor do lance nas palavras-chave, período da campanha, locais de veiculação, tipos de campanha (rede de pesquisa, display, Google Shopping ou Video) e programação de anúncios (dias e horários em que os anúncios serão exibidos).

Grupo de anúncios:

 

No grupo de anúncios serão definidos as palavras-chave e os canais de exibição. Aqui, é importante lembrar da fase de planejamento para que a sua campanha fique bem segmentada e você priorize os diferenciais ou características com maior poder de conversão. Ou seja, se os vestidos floridos de seda são os campeões de venda da sua loja e, ainda por cima, possuem uma margem de lucro alta, vale a pena criar um grupo de anúncios só para eles e ainda determinar uma verba maior para potencializar o seu retorno.

Quer uma dica extra? Pense na seguinte proporção: sua campanha deve ter ao menos dois grupos de anúncios, um para cada tipo de produto ou serviço; dois anúncios em cada grupo, para trabalhar comunicações diferentes e, ao menos, 5 palavras-chave de qualidade e 5 negativas.

 

Passo 9: Saiba como exibir os seus anúncios no Google AdWords sempre no topo da página

 

Todo mundo que começa a veicular uma campanha no Google AdWords tem o desejo de já começar no topo. Saiba que, para isso, não é preciso dar lances maiores, e sim, conhecer o índice de qualidade da ferramenta.

Indice de Qualidade do Google Adwords

Para aparecer nas primeiras posições do Google, um anúncio precisa seguir 3 pilares para que seja relevante: o lance, a classificação dos anúncios e o diferencial da sua campanha.

O lance é sim importante, principalmente se a palavra-chave do seu segmento for concorrida. No entanto, de nada adiantará dar lances altos se a qualidade da sua campanha estiver ruim.

Por isso, é preciso estar sempre atento nos textos dos seus anúncios, na estrutura da sua campanha e na qualidade da página de destino. Ou seja, se você estiver anunciando vestidos de flores para o verão e o anúncio direcionar o usuário para uma página institucional do seu site, pode apostar que a qualidade da sua campanha vai cair.

Por fim, vale destacar que as extensões de anúncios também contam muitos pontos no índice de qualidade da sua campanha. Elas nada mais são do que informações adicionais sobre a sua empresa que agregam mais valor aos anúncios, uma vez que a taxa de cliques tende a aumentar para quem utiliza esse tipo de recurso.

 

Passo 10: Crie anúncios relevantes no Google AdWords

 

Criar anúncios relevantes no Google não quer dizer jogar um monte de palavras e frases aleatórias na ferramenta. Por isso, o primeiro passo é ser específico e enfatizar os diferenciais do seu negócio.

Voltando ao exemplo dos vestidos, ao invés de divulgar “vestidos femininos floridos” apenas, o ideal seria dizer algo como: “vestidos femininos de seda para usar no verão em vários tamanhos e cores”.

Lembre-se de também usar a palavra-chave escolhida no texto do anúncio para torná-lo ainda mais relevante e editar a URL de exibição do anúncio para que ela faça sentido com o que está sendo anunciado.

Por fim, teste sempre ao menos duas abordagens diferentes para que você consiga entender qual delas traz mais resultados. (lembre da dica extra no passo 8)

 

Passo 11: Não publique a sua campanha no Google AdWords antes de fazer esse check-list

 

Calma, ainda não está na hora de veicular a sua campanha no Google AdWords! Antes de começar, não deixe de verificar alguns itens fundamentais para o sucesso:

1 – Defina o que será uma conversão

 

Parece óbvio, mas pensar no que será a conversão da sua campanha é essencial para não precisar parar a campanha no meio do caminho e ter que começar tudo do zero.

Se a conversão será um formulário de contato, por exemplo, verifique se o seu site tem uma URL de confirmação para que você consiga instalar o código de conversão do Google AdWords nela. (e também depois, poder criar listas segmentadas de remarketing)

Caso contrário, você não conseguirá mensurar os resultados da campanha e, muito menos, entender melhor o comportamento e as palavras-chave mais utilizadas pelos usuários.

Além disso, a URL de conversão possibilita a criação de campanhas de remarketing que impactem pessoas que chegaram até a página do formulário, por exemplo, mas não o preencheram.

Lembre-se de que 97% dos visitantes de um site não convertem da primeira vez, por isso, o remarketing é extremamente importante.

Remarketing de Anúncios do Google Adwords

2 – Vincule a conta do Google AdWords ao Google Analytics

 

O Google AdWords apresenta indicadores muito importantes a respeito do desempenho da sua campanha, no entanto, para uma análise mais profunda e entendimento do comportamento do seu público, o Google Alanytics é fundamental.

Com os dois, você não apenas conseguirá entender as abordagens dos anúncios e palavras-chave que mais convertem, como também, analisar se o seu site precisa de alguma modificação para se tornar mais atrativo e, assim, impulsionar as conversões.

Para vincular as contas, acesse a Ajuda do AdWords e sigas as etapas que estão descritas por lá.

Google Adwords e Analytics

 

Passo 12: Obtenha mais sucesso com a sua campanha de Google AdWords

 

Agora que você já está apto a criar uma campanha com alto poder de conversão no Google AdWords, temos uma dica bônus para que ela seja ainda mais eficaz.

Ao montar a sua estratégia de Google AdWords, defina quais localidades são mais importantes para o seu negócio e dê lances diferenciados. Ou seja, se você precisa focar em Rio de Janeiro, por exemplo, priorize essa região na campanha.

Não deixe também de acompanhar os horários, dias e dispositivos (celular, tablet ou desktop) que mais trazem conversão para o seu site. Foque no que traz resultado com a maior porção do investimento para que você consiga ser ainda mais efetivo nos resultados!

 

 

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