Sua campanha de e-mail marketing está funcionando?

Quer ver seus e-mails marketing deslancharem? Talvez você tenha feito o planejamento de campanha direitinho, mas esteja deixando de lado detalhes que podem fazer toda a diferença. E, como sabemos que a concorrência é grande em todos os campos, vamos ajudá-lo a dar mais esse passo à frente!

1. Seus e-mails são otimizados para mobile?

utilizando templates de e-mails responsivos

Não adianta, o mundo se rendeu aos tablets e smartphones. Você precisa supor que grande parte do seu público vai abrir seus e-mails em uma dessas telinhas menores. E, se for difícil ler, se as imagens estourarem os limites do aparelho ou se os links forem difíceis de acessar, lá se vai todo o seu esforço. As pessoas simplesmente vão apagar a mensagem e seguir para a próxima.

Um dos melhores jeitos de evitar esse problema na sua estratégia de marketing é usar templates de e-mails que sejam responsivos, ou seja, que se adaptem a todos os modos de exibição. Você pode conseguir esses templates on-line (atualmente a maioria das ferramentas de envio de emails, possuem seus templates já responsivos) ou fazer o seu próprio, se tiver conhecimentos mais avançados de HTML. Porém, caso você queira criar uma identidade visual personalizada para seu email e tenha equipe para lhe ajudar, anteninhas ligadas nestes pontos:

  • Use apenas uma coluna de texto, assim há menos riscos de o leitor não conseguir enxergá-la por completo.
  • Use imagens leves. Os dispositivos móveis já são mais lentinhos para carregar (muitas vezes as pessoas estão usando seu 3G / 4G), imagine se tiverem que enfrentar uma imagem enorme!
  • Crie botões grandes de chamada para ação. Os dedos não são tão precisos quanto o mouse, e são maiores também. Não complique a vida do leitor, os botões têm de ser fáceis de usar.

2. Você está colocando muito texto e pouca imagem?

escolha imagens interessantes e atrativas, que chamem a atenção

Não é só a velha máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras. É que as pessoas costumam a passar os olhos correndo pelos e-mails, principalmente se estiverem lendo em seus smartphones. Por isso, concentre-se em escolher imagens interessantes, atrativas e que contem uma boa história (capriche no atributo alt, se quiser mais dicas de SEO, leia nosso artigo). No texto, seja claro, direto e envolva o leitor.

E você não precisa usar apenas fotos. Podem ser infográficos, gifs e até desenhos engraçadinhos se a comunicação tiver um estilo mais informal. E, é claro, coloque o logo da sua empresa. Além disso, faça com que as imagens sejam também úteis. Não precisa deixá-las lá apenas para ficarem bonitinhas. Transforme-as em links que levem para o seu site, seu Facebook etc. e consiga mais visitas!

E teste. Mande o e-mail para você mesmo antes de enviar aos clientes quantas vezes forem necessárias para você ter certeza de que as imagens estão aparecendo na configuração certa.

3. Seus e-mails são frios ou têm um toque pessoal?

destaque-se dos outros emails

Seus clientes provavelmente recebem muitos e-mails, várias propagandas. Por isso, uma forma de fazer sua estratégia de marketing se destacar é parecer o mais próximo e pessoal possível. E-mails personalizados resultam em um aumento nas transações e conversões. E pode ser desde algo simples, como incluir o nome do destinatário na linha de assunto, até o uso de ferramentas que ajudem a direcionar o conteúdo de acordo com as preferências de cada pessoa. (faça a consultoria gratuita e os Ninjas vão lhe mostrar uma ferramenta que pode enviar email de acordo com a navegação no seu site, não é o máximo?!)

Quanto mais você buscar segmentar os clientes, mais vai aprender sobre os seus negócios também. Vai poder entender em que fase da compra estão as pessoas (indecisas, interessadas na sua empresa, já no pós-venda…) e vai ter mais recursos para fidelizá-las. Porém, não caia na loucura de personalizar tudo! A tecnologia ainda é limitada nesse sentido e, em alguns casos, você vai ter que fazer campanhas menos focadas e, de repente, pode acabar mandando um e-mail que não tinha muito a ver com aquele destinatário. Tente diminuir esses riscos ao máximo, mas saiba que eles, infelizmente, ainda existem.

4. Você está fazendo tudo sozinho?

aposte nas ferramentas de automatização de e-mails

Cuidar de campanhas de e-mail marketing completamente por conta própria não só é exaustivo como pode virar uma confusão. Por isso, aposte nas ferramentas de automatização e e-mails. Você vai ganhar tempo e, também, conseguir atingir com tiros mais certeiros quem realmente importa. Leu a dica do tópico anterior, sobre personalização? É isso que as ferramentas o ajudam a fazer com muito mais facilidade! Você pode programá-las para dispararem e-mails específicos com base no comportamento dos clientes.

        Por exemplo:

Uma pessoa entra no seu site pela primeira vez, fica conhecendo seu trabalho e resolve se cadastrar na sua lista de e-mails (para conseguir isso, veja nosso artigo Informe seus clientes, depois venda). Assim que ela fizer isso, sua ferramenta automática dispara um e-mail de boas-vindas.

Outra situação:

É aniversário do seu cliente e ele recebe um e-mail seu com os parabéns, o nome dele na linha de assunto e um desconto especial para aquele dia. Grandes chances de sucesso, não? Agora, imagine se todo dia você tivesse que abrir uma lista, ver quais pessoas estão comemorando aniversário e mandar e-mails personalizados uma a uma. Loucura, né?

Então, não fique mais cuidando dos seus e-mails como se fossem cartinhas no correio. Procure ferramentas de automatização e envolva seus clientes de corpo, mente e alma!

5. Você se foca nos e-mails e esquece do resto?

redirecione seus clientes para sua empresa

Um e-mail marketing não vai funcionar sozinho, você precisa de um planejamento de campanha. Tem que redirecionar seus clientes para o seu site, para uma página de promoção ou para as suas redes sociais. De que adianta fazer um lindo e-mail e, depois, o leitor não ter para onde ir? A sua mensagem deve conter links e botões de compartilhamento. Faça o cliente interagir com a empresa.

E, então, cuide com carinho do que ele vai ver quando passar do e-mail para as outras páginas. Seu Facebook está atualizado? Você responde as mensagens que recebe por lá em pouco tempo? A página inicial do seu site é clara, e os visitantes conseguem achar tudo o que procuram? A página da sua promoção está bem explicada e é atrativa? Sempre pense na sua estratégia de marketing em conjunto e faça com que os clientes passeiem por tudo e sejam bem recebidos em todas as ocasiões.

Percebeu algum erro que você anda cometendo com sua campanha de e-mail marketing? Conte para a gente e compartilhe este texto para que mais ninguém na sua empresa deixe de aproveitar todos os benefícios que essa estratégia tem a oferecer!


 

 

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