Link Building para Negócios Locais

Se você acompanha nosso blog, já descobriu o que é link building e por que é importante ter link sem outras páginas que direcionem para o seu site. Caso não tenha visto nossas incríveis dicas, clique aqui. Mas, se a sua empresa é um negócio local, a estratégia para conseguir links deve ser um pouco diferente.

Negócios locais são aqueles que funcionam em um ponto físico e contam com a clientela da região. Por exemplo: restaurantes, cursos de idiomas e academias. Por isso, é importante conseguir links em sites relevantes para a sua localidade, pois é assim que você vai atrair clientes.

Além disso, o Google, cada vez mais espertinho, leva em consideração o endereço de quem faz a busca, personalizando o conteúdo de acordo com a localização. Por isso, se você ainda não investiu em link building local, está perdendo uma grande oportunidade!

Mas, calma. Respire fundo. Se você não sabe nem por onde começar, siga o nosso guia:

1. Apareça em diretórios locais.

Pode parecer óbvio, mas se você ainda não é listado em diretórios locais, mude isso já. Eles são, basicamente, a evolução da lista telefônica (com dez vezes mais rapidez e nada aquele peso absurdo). Quando alguém busca, por exemplo, por bares em Ipanema, muito provavelmente vai encontrar sites que listam os estabelecimentos de acordo com a região. É lá que você deve estar. Procure os diretórios que têm relação com a sua empresa e envie suas informações. É uma maneira fácil e barata de divulgar seu site.

Mas Leandra, como encontrar esses diretórios locais. Simples! Faça uma busca no Google com o seguinte: guia local +nome do seu bairro. Veja o exemplo abaixo:

 

Você pode variar sua busca para guia de bairros +nome do seu bairro. Enfim vá variando sua busca, encontre sites que listam várias empresas da sua região. Veja se tem algum custo para inserir sua empresa lá. E analise se vale a pena. Se precisar de ajuda para fazer essa análise os Ninjas podem te ajudar

 

2. Promova eventos locais

Essa é a união do útil ao agradável. Se você organizar um evento local, como um churrasco ou uma coleta de agasalhos para doação no inverno, não apenas vai conseguir que outros sites locais noticiem a proposta e coloquem links para as suas informações, mas também vai receber as pessoas no seu estabelecimento. Divulgação virtual e divulgação ao vivo em um único pacote!

E, se você tiver orçamento e organização para realizar um grande evento, pode conseguir até mesmo cobertura da mídia. Porém, comece aos poucos, você não precisa dar a festa do século. Experimente criar um evento que beneficie a comunidade e, importante: lembre-se de abrir o convite para todos da região.

3. Receba grupos de reuniões

Você também pode oferecer seu espaço para receber grupos locais que se reúnem com regularidade. Por exemplo, se você tem um spa, pode receber grupos de meditação. Faça uma pesquisa para achar grupos e pergunte se eles estão precisando de um lugar para se encontrarem. O site http://www.meetup.com/pt-BR pode ajudá-lo a começar a descobrir os grupos que já existem na sua cidade.

4. Patrocine um clube, causa ou organização local

Escolha um grupo que o motiva e seja patrocinador, ou faça doações. Pode ser um time de esporte infantil, um abrigo para animais ou um coletivo de artistas. Mostre que você quer contribuir dentro da sua comunidade. Esses clubes e organizações estão dispostos a colocar o link e as informações dos seus patrocinadores em seus sites. E você também pode divulgar seu apoio em veículos de mídia locais. Não se acanhe, não há nada de errado em contar para os outros que você fez essa boa ação.

5. Seja indicado para premiações locais

Muitas entidades ou veículos de imprensa organizam premiações em diferentes áreas de negócios. Pesquise na internet prêmios que tenham a ver com o seu nicho e se inscreva neles. As instruções costumam estar no site do patrocinador ou, se não estiverem, não hesite em perguntar.

Alguns vão divulgar seu site mesmo que você seja apenas um dos indicados. Outros, só se você ganhar. Há também a chance de você não ganhar um prêmio específico, mas aparecer em lista de bastante visibilidade, como “os 30 melhores restaurantes da zona sul” ou “top 10 salões de cabeleireiro para crianças”. Seja como for, mostre que você sabe o que faz!

6. Ofereça parcerias de descontos

Perto da sua empresa existe um colégio, uma universidade, um clube? Ofereça descontos para os alunos, professores, associados deles. É provável que eles mesmos se encarreguem de fazer a propaganda e coloquem seu link no site, pois vão querer divulgar mais essa vantagem. E esse é mais um combo dois em um: além do link, você pode atrair novos clientes que talvez nem conhecessem o seu negócio antes!

 

7. Recomendações de Produtores

Se você tiver uma loja, um mercado, uma lanchonete, deve trabalhar com produtos de diversas empresas. Estabelecimentos assim têm grande potencial de serem indicados como pontos de venda e utilização dos itens de várias marcas. Que tal dar uma olhada nos sites delas e ver quem tem seções como “Onde comprar” ou “revendedores autorizados”? Você pode entrar em contato com aqueles que tiverem e pedir para ser listado. É do interesse deles também que os clientes saibam onde achar seus produtos. Aos que não tiverem, sugira que montem essa seção, explicando que vocês dois só têm a ganhar com isso.

8. Crie um guia local

Que tal mostrar que você é um especialista na sua região? Dentro do seu site, você pode criar um guia da área e destacar produtos e serviços interessantes para quem vive ou circula por lá. Por exemplo, você pode criar: mapa do local, relação de eventos da região, melhores atrações turísticas, melhores restaurantes, eventos de caridade, atrações culturais, lugares que aceitam animais de estimação, pontos de wi-fi gratuita etc.

Assim, não apenas você consegue que outras fontes direcionem links para você (agências de turismo e hotéis são parceiros em potencial), mas também mostra sua expertise sobre o lugar onde está.

9. Busque influenciadores locais

Talvez você nem saiba, mas aí do lado da sua empresa deve ter vários blogueiros que produzem conteúdo de qualidade sobre a sua região. Procure-os, converse com eles e ofereça a troca de divulgação. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de guest posts. Ou seja, você pede que eles escrevam uma publicação no seu site e também produz um artigo para ser colocado no blog deles. Às vezes, são blogs pequenos, mas caprichados e, como seu foco é o público local, não precisa atingir leitores internacionais, não é mesmo?

10. Faça parcerias com outras empresas

Você não consegue oferecer todos os serviços e produtos de que as pessoas precisam na região, certo? Que tal fazer parcerias com negócios locais? Se você tiver uma loja de bolsas e sapatos, pode combinar uma divulgação casada com uma loja de roupas femininas. Outra opção é apoiar campanhas e eventos de negócios locais, divulgando-os no seu site. É provável que eles fiquem agradecidos pela motivação e divulguem nas suas próprias páginas o que você tem falado sobre a empresa. Uma mão lava a outra e todos aumentam a clientela!

E, então, você já tinha pensado em fazer o link building local? E agora? Está pronto para entrar em ação?

Compartilhe este texto e ajude outros proprietários de negócios locais a crescerem junto com você!


Resumo
Link Building Ainda Funciona?
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Se você acompanha nosso blog, já descobriu o que é link building e por que é importante ter link sem outras páginas que direcionem para o seu site. Caso não tenha visto nossas incríveis dicas, clique aqui.
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kiagencia

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