Site novo no Ar, os Anúncios estão afiadíssimos para divulgá-lo e Identidade Visual é um primor. Tudo perfeito para chamar Atenção e a Conversão do Usuário, certo?

Mas aí você começa a perceber que alguma coisa está errada. Nada de Conversão. O Tempo Médio de Permanência em seu Site é tão pequeno que nem a pessoa mais rápida do mundo poderia converter alguma coisa. O que pode ter acontecido?

Todo mundo já sabe que os usuários estão mais exigentes, recebem um turbilhão de informações todos os dias: anúncios, fotos fofas, correntes, convites para festas, sugestões, mensagens instantâneas. Tudo está ali para tirar atenção. Isso sem levar em conta o tempo que se dedicam a outras tarefas.

O que pode ter acontecido? Que precisa ser feito para Alavancar as Conversões e Melhorar a Experiência em meu site? Devo me preocupar? (olhe os dados ao final deste texto e reflita sobre as respostas)

  REFLITA sobre alguns cenários abaixo:

Os Menus em seu site estão Claros? Eles estão bem Categorizados?

♦Call-to-action- O que eu quero do meu usuário? Isso está claro? [Compre, Adquira, Inscreva-se, Participe, etc.] Elas estão Chamativas e destacadas em relação a sua página. Pense: “Para onde quero que eles olhem depois de tudo?”

♦Os Links estão com cara de Links? Eles estão Coloridos, Chamativos e diferenciam-se do texto?

Você despertou a atenção do Usuário para chegar ali. Mas o que você diz que faz, realmente faz? O Link que você usou em um anúncio direcionou o usuário para a página certa? Não deixe-o irritado. Isso não fará bem ao seu negócio.

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Há exagero de Cores, a escolha foi aleatória ou foi bem pensada?  As cores tem um significado. Usá-las com sabedoria e adequar a realidade do seu negócio é um caminho.

Leia mais sobre isso neste post que já abordamos no blog O Impacto das Cores no Design de Interfaces

Seus Formulários de Contato pedem o suficiente? Se você vende relógios online, o que interessa  saber a cor dos olhos (a não ser que irá usar isso para algo muito especial). Então nada como Solicitar o básico:  nome, e-mail, telefone e outros que sejam realmente relevantes ao seu negócio. Não assuste quem está do outro lado. Privacidade é o que todo mundo quer.

Depoimentos: A Credibilidade Social de seu Negócio é fundamental. Ter ali no seu site opiniões de outras pessoas dá mais Confiança. Seja por vídeo ou texto, isso contribui para que aumente sua Conversão.

Trabalha com E-commerce? Seu site é seguro, blindado?  Você quer vender e tem muita gente quer comprar. O mínimo que se pode oferecer além da qualidade de seu produto, é a segurança.

Seu site é pensado para Mobile, é adaptado a estes dispositivos de forma agradável e passa a informação corretamente?

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E em qualquer situação: Preste atenção ao tempo de carregamento do seu site! Se através da pesquisa no Google, o usuário chegou até você e não gostou do que viu, ele volta aos resultados de pesquisa e vai procurar outro site, com certeza. Isso é conhecido como Bounce Rate (taxa de rejeição).

Poderíamos listar tantos outros itens, mas até aqui já dá para se ter um norte do que deve ser feito.

Por isso, antes de colocar um site no ar ou promover campanhas: Faça o Dever de Casa!

Só assim você vai conseguir Alavancar Conversões e Melhorar a Experiência do Usuário.

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   Essas Informações vão ajudá-lo a entender o porquê de tanto cuidado:

 

 

→O Brasil está entre os 10 mercados do mercado com maior visitação a sites e-commerce segundo a comScore Media

→Em 2013, o e-commerce superou expectativas em 29% e movimentou R$ 31 bilhões segundo Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)

→Para este ano, há previsão de R$39,5 bilhões nas vendas virtuais.

→Se a taxa de rejeição de um site é muito alta, significa que boa parte dos visitantes não estão satisfeitos com o ele

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