O marketing mudou. A maneira de alcançar o público mudou. Os canais de divulgação mudaram. Você não vai querer ficar para trás, certo? O marketing em mídias sociais pode ser valioso se for bem-feito.

Lidar com clientes por meio das redes sociais é diferente de ter um telefone de SAC e um protocolo de atendimento. As pessoas não esperam mais tanta formalidade e gostam de saber que foram ouvidas. Por isso, ao usar as redes sociais, seja… sociável. Não importa o segmento da sua empresa, todas podem se beneficiar com um bom relacionamento com os clientes. E nós trouxemos alguns exemplos para você se inspirar!

Netflix, Itaú e Ponto Frio

No melhor estilo “a união faz a força”, as três empresas trocaram mensagens muito divertidas ao responder a um comentário no Twitter que justamente elogiava a gestão de mídias sociais delas. Dá uma olhada:

 

Social Media Itau, Netflix e Ponto Frio

 

Bônus: Teve empresa que não quis ficar de fora:

 

mídia social banco do brasil

Itaú x Santander em batalha de rimas

E o jogo de cintura quando um possível cliente lança um desafio? O usuário @berriel disse que abriria conta no banco que ganhasse uma batalha de rimas. É em momentos assim que o percebemos que o uso das mídias sociais para empresas não é previsível, nem monótono.

Mas os dois bancos souberam aproveitar a situação e se saíram muito bem! Não que os versos tenham sido de grande qualidade, mas deixar de responder seria uma vergonha para as empresas.

 

Twitter entre Itaú e Santander

 

Netshoes x Centauro

Mais um desafio lançado por um futuro cliente. O usuário Pedro Tessarolo deixou na mão da Netshoes e da Centauro a decisão de onde ele compraria um tênis. Mais do que a venda, o que estava em jogo era a reação das duas empresas diante de uma situação tão inusitada. Dar atenção ao cliente é o melhor caminho para ter sucesso nas mídias sociais. No final, além de conseguir um bom desconto, o internauta acabou apostando na confiança que tinha na entrega da Netshoes:

 

twitter entre centauto e netshoes

 

Prefeitura de Curitiba, a prefs

E quem disse que o poder público precisa ser sisudo? Uma boa gestão de mídias sociais não visa apenas vender produtos e serviços. Ela é fundamental para a boa imagem da empresa, órgão do governo ou figura pública.

A prefeitura de Curitiba tem uma página de Facebook tão adorada que até quem não é da cidade acompanha. Apelidada de “prefs”, ela recebe vários elogios nos comentários, e os seguidores ficaram preocupados porque ela vai fez um intervalo durante o período eleitoral, como você pode ver abaixo:

 

facebook prefeitura de curtiba

 

Conversa musical

O cliente Judson Silva estava esperando seu cartão da Nubank ser liberado e decidiu gravar e publicar um vídeo no Youtube fazendo um apelo. Mas talvez ele não esperasse que a empresa fosse dar uma resposta à altura da sua criatividade:

O vídeo do cliente:

A resposta bem-humorada:

Coloque em prática

 

Não são apenas as grandes empresas que precisam de um bom relacionamento com o público nas redes sociais. Todas as marcas só têm a ganhar sendo simpáticas e receptivas no Twitter, Facebook, Instagram etc. Ser espontâneo e nunca recorrer a grosserias com certeza vai aproximar ainda mais o público de você.

E, lembre-se: o contrário pode ser muito prejudicial. Uma resposta mal pensada (ou, ainda, resposta nenhuma!) pode manchar a imagem da empresa e, com a velocidade que a informação circula hoje em dia, depois fica difícil reverter o dano. O marketing em mídias sociais não é algo para ficar em segundo plano. Por isso, inspire-se nesses exemplos e transforme os clientes em verdadeiros admiradores da marca!

Compartilhe este texto com seus amigos, temos certeza de que eles vão gostar de ler sobre essas histórias! Você conhece mais algum caso de sucesso nas mídias sociais? Comente aqui!

 


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