10 Regras de ouro para mídias sociais

Gerenciar mídias sociais não é tarefa fácil. Os recursos mudam rapidamente, novas redes surgem e o público tem muita oferta de conteúdo para escolher. Manter um feed relevante e contínuo é um grande desafio e gerar engajamento parece um sonho impossível. Porém, não é hora de desistir!

Usar as mídias sociais para a sua empresa é fundamental para um bom resultado de marketing e para cuidar da sua imagem. Respire fundo, porque vamos ajudá-lo a fazer seu trabalho com mais calma seguindo estas regras de ouro!

Comunicação

 

Parece óbvio? Bem, suas publicações em redes sociais não podem simplesmente ser automáticas, sem qualquer tipo de troca com o público, como se fossem programadas por uma máquina. É importante estimular as pessoas a entrarem na conversa.

Fazer perguntas, propor desafios, levantar questionamentos importantes… Toda forma de interação serve para mostrar que você está ouvindo o público e quer construir um relacionamento com ele. Não deixe que pensem que não existe nada por trás daquelas imagens e textos, mostre que o canal está aberto para contato e troca de informações.

Análise

 

Se você não parar para medir o desempenho das suas ações nas mídias sociais da sua empresa, nunca vai saber o que está dando certo e o que está indo mal. Você pode estar perdendo oportunidades incríveis apenas por não saber que aquele vídeo publicado no fim de semana foi a postagem de maior sucesso do seu Facebook!

Acompanhe os números dos seus canais e aprenda com eles. Faça experiências para descobrir do que seu público mais gosta e identifique que conteúdos vale a pena repetir. E não tenha medo de descobrir que algo deu errado, pois essa é uma informação valiosíssima para você melhorar.

Compartilhe conteúdo

 

Não espere que as pessoas cheguem até as redes sociais da sua empresa a troco de nada. Você precisa oferecer informações interessantes para elas. Sabe aquele conteúdo que você se esforçou tanto para produzir no site, em um vídeo ou em um e-book? Espalhe por aí!

As mídias sociais são a melhor forma de fazer seu conteúdo girar e de trazer a atenção de novos seguidores. Além de manter os que você já tem! A combinação excelente conteúdo com ótima divulgação é a chave do sucesso. Não basta produzir, se não compartilhar. Mas não basta compartilhar qualquer coisa, sem ter produzido postagens de valor para o seu público. Cuide com carinho das duas etapas.

Aposte nas informações visuais

 

As pessoas costumam prestar mais atenção e memorizar melhorar as informações visuais. Imagens e vídeos geram mais engajamento do que textos simples. Então, mãos à obra.

Pense em fotos e filmagens interessantes e que tragam informações valiosas para o seu público. Capriche na produção e crie um feed bonito nas suas redes sociais, daqueles que todo mundo vai querer seguir. E você pode fazer isso com imagens e músicas gratuitas, se não tiver como investir muito dinheiro.

Inove

 

Estamos vivendo em uma época em que tudo muda muito rápido. Nem bem aprendemos a usar uma rede social e outra aparece, com recursos novos, interação completamente diferente e algum tempo necessário para aprendermos a usá-la. Por isso, tente ficar sempre em cima das novidades.

Não tenha medo de usar mídias sociais novas e de dar roupagens diferentes a conteúdos ultrapassados. Fique de antenas ligadas no que a turma mais jovem está comentando e não deixe sua estratégia de marketing digital cair na idade da pedra.

Cuide bem do seu público

 

Seus seguidores querem saber que a opinião deles importa, que são ouvidos pela sua empresa e dignos do seu tempo. Uma grande parcela já usa as redes sociais para resolver questões de atendimento ao cliente, por exemplo. Por isso, aprenda a cuidar muito bem do seu público.

Manter os ouvidos abertos para as dúvidas, reclamações e sugestões dos seus clientes atuais e futuros não só ajuda a fidelizar os clientes como também contribui para a boa reputação da sua empresa. Ser simpático e solícito não custa nada, e o retorno pode ser enorme.

Solucione

 

Seguindo a lógica da dica anterior, ofereça soluções reais para o seu público. Não basta ouvir e responder; tente realmente ajudar. Coloque os interesses dos clientes em primeiro lugar e esteja disposto de verdade a se esforçar por eles. Evite respostas vazias, respostas automáticas e, ainda pior, respostas padrão. Seja pessoal e mostre que está ali para solucionar os problemas.

Mostre os bastidores

 

As pessoas adoram ver o lado mais humano e espontâneo das empresas. Essa interação traz uma sensação de transparência e honestidade, além de satisfazer a curiosidade dos clientes.

Uma boa forma de fazer isso é publicar vídeos e fotos dos bastidores, da equipe, do dia a dia do trabalho. Esqueça as fotografias posadas e os discursos entre aspas. Mostre pessoas reais em ambientes reais e deixe que o público conheça sua empresa. Ao longo do tempo, isso vai conquistar a confiança dele, além de fazer com que ele sinta que há alguém do outro lado para atendê-lo, mesmo através da internet.

Pessoas em primeiro lugar

 

Nunca é exagero lembrar que estamos falando de redes sociais. São plataformas para as pessoas se conhecerem, mostrarem e interagirem. Se você analisar os conteúdos que se tornam virais, vai perceber que eles são sempre muito emocionantes ou muito divertidos. Provocar sensações é o que faz uma publicação ser memorável!

Por isso, ao criar conteúdo, lembre-se de que você não o está jogando aos sete ventos. Ele precisa tocar as pessoas, atraí-las e fazer com que elas próprias queriam compartilhá-lo, espontaneamente. Existe divulgação gratuita melhor do que essa?

Ofereça algo em troca

 

Você conquistou um bom público, que o acompanha e interage com a sua empresa. Que tal mostrar que você sabe agradecer? Você pode fazer sorteios, por exemplo, disponibilizar brindes e prêmios para os seguidores. Ou pode envolver sua empresa em campanhas e causas importantes.

Não espere apenas receber, doe um pouco. Isso sem dúvida conquistará a admiração do público e o fará perceber que você está ali por ele. É uma ótima forma de conservar os bons relacionamentos e fidelizar os clientes!

Gostou da lista? Ficou surpreso com algum dos itens? Aproveite essas dicas para ter mais sucesso nas redes sociais e nos conte como você está se saindo!

 


 

Resumo
Regras de ouro para mídias sociais
Nome do Artigo
Regras de ouro para mídias sociais
Descrição
Gerenciar mídias sociais não é tarefa fácil. Os recursos mudam rapidamente, novas redes surgem e o público tem muita oferta de conteúdo para escolher. Manter um feed relevante e contínuo é um grande desafio e gerar engajamento parece um sonho impossível. Porém, não é hora de desistir!
Autor
Nome do Publicador
kiagencia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *