Como fazer seu grupo do LinkedIn crescer

O Linkedin é uma das mídias sociais mais importantes para os negócios. Estar presente nela o ajuda a entrar em contato com um público que tem os mesmos interesses e que pode ser formado por potenciais clientes da sua empresa. Um bom perfil é o primeiro passo para aproveitar o que o Linkedin tem a oferecer e impulsionar sua carreira.

Porém, isso não é tudo. Um recurso muito interessante da rede são os grupos. Neles, os profissionais podem conversar, compartilhar conteúdo, ajudar os colegas e conseguir contatos. Além disso, uma boa participação em grupos é ótima para que você crie a imagem de especialista no seu setor! Nada mal, não é?

E que tal dar um passo adiante e criar um grupo? A criação de grupos é fácil e todo mundo pode conseguir, mas ter um grupo ativo e de sucesso é outra história. Por isso, vamos ver o que você pode fazer para ter “o” grupo do LinkedIn.

As vantagens

 

Se você for o dono ou moderador de um grupo, vai poder direcionar o conteúdo compartilhado nele. Uma das grandes vantagens é não dar espaço para spam e propagandas excessivas, que sempre fazem os participantes desanimarem e abandonarem o fórum. Você também pode estimular a discussão de tópicos que ache interessantes e estimular o envolvimento dos outros membros.

Tenha foco e um bom título

 

Escolha um objetivo específico para o grupo do Linkedin e descreva-o no título. Temas muito abrangentes, como “Dicas de marketing” não vão atrair um público qualificado. Pessoas de diferentes setores, de empresas com tamanho diversos, com necessidades incompatíveis… Não é isso que você quer.

Defina um foco e, com ele, dê o nome do seu grupo. Por exemplo, “Dicas de marketing para pequenas empresas” é mais específico que o exemplo anterior, porém “Dicas de marketing para pequenos comerciantes” é melhor ainda. E essa estrutura é muito boa: “O que o grupo oferece” + “Para quem ele oferece isso”. Vai ser muito mais fácil de trazer pessoas realmente importantes e divulgar seu grupo.

Otimize a descrição

 

 

A descrição do grupo é a primeira coisa que as pessoas leem. É importante causar uma ótima primeira impressão, então bote energia ao fazer seu texto! Comece colocando o principal motivo para as pessoas participarem. O que o grupo vai trazer para elas? Quais são os benefícios dele? E não enrole, seja claro e objetivo.

Escolha umas cinco palavras-chave relacionadas com o seu setor e use ao longo da descrição, para que as pessoas interessadas no assunto o encontre com mais facilidade. E avise que você não permite propaganda. Assim, quem só tiver interesse em autopromoção nem vai se inscrever, e quem quiser participar vai ver que se trata de um grupo sério.

Convide suas conexões

 

A maneira mais óbvia de começar a divulgar seu grupo do Linkedin é convidando suas conexões. Mas, atenção: só chame quem realmente for se interessar pelo tema. Não adianta mandar o convite para qualquer um, só para fazer volume. Tenha foco e comece já criando uma base de qualidade.

Depois, expanda para suas conexões de segundo e terceiro nível. E também faça pesquisas para encontrar membros em potencial. São tantos usuários da rede que você com certeza vai encontrar bastante gente que combina com a proposta do fórum. Quando achá-los, envie um convite para vocês se conectarem e inclua nele uma mensagem falando sobre o grupo. E lembre-se de ser tranquilo e amigável na mensagem, para não parecer spam, ok?

Peça que colegas divulguem o seu grupo

 

 

Procure pessoas que tenham grande influência ou muitos contatos na sua área e peça que promovam o grupo. Você pode oferecer algum incentivo em troca. Assim, vocês dois saem ganhando. Aborde essas pessoas com uma mensagem atenciosa e pessoal. Conte para ela os benefícios que o grupo pode trazer para o público que ela tem e combine alguma forma de recompensá-la. Não mande recados automáticos, isso não vai funcionar.

Envie um e-mail para os seus contatos

 

 

Qualquer especialista em marketing vai lhe dizer que ter um bom banco de dados de contatos é seu bem mais valioso. Por isso, se você já tem essa importante lista de e-mails, aproveite. Mande uma mensagem contando sobre o grupo e mostrando as vantagens para quem participa dele. Também seja bastante pessoal nesse e-mail, para evitar aquela sensação de spam.

Modere o grupo

 

 

Se você quer que seu grupo seja realmente útil para os membros e cresça dentro do Linkedin, você precisa ser um bom moderador. Ninguém gosta de participar de fóruns lotados de propaganda e de discussões incompletas ou que não levam a lugar nenhum. Por isso, escolha quem pode participar (não deixe o grupo aberto para qualquer um) e formule algumas regras de convivência.

E você também pode chamar outros membros para serem moderadores com você. Pode ser alguém que participa bastante das conversas ou que tem opiniões parecidas com as suas. Faça o convite e ganhe mais tempo para se concentrar em outras atividades além da moderação. Apenas não a abandone.

Use posts patrocinados

 

 

Outra opção é promover seu grupo do Linkedin com posts patrocinados. Se você tiver um orçamento disponível, vale bastante a pena. A divulgação pode ser direcionada para membros em potencial do grupo com base em:

  • Cargo e função
  • Setor e tamanho da empresa
  • Nível de experiência

Os posts patrocinados do Linkedin não são um contrato de longo prazo. Você pode definir quanto dinheiro pretende gastar e interromper a divulgação quando chegar ao limite. E pode pagar por cliques ou por impressões (vezes em que seu anúncio é mostrado). Faça o teste!

Pronto para começar a trabalhar no seu grupo do Linkedin e impulsionar sua carreira? As vantagens são grandes e a troca de informações com colegas só tem a ajudar. Além disso, eles são uma ótima oportunidade para que você apareça dentro do seu setor e seja reconhecido como especialista na sua área. Com as dicas que demos, seu grupo tem tudo para crescer e se tornar um ponto importante no seu desenvolvimento profissional!

Você já tem um grupo no Linkedin? Conte para nós como tem cuidado dele! Compartilhe este texto para que mais pessoas criem bons grupos, todos têm a ganhar com isso!


Resumo
Como Crescer um Público no LinkedIn? Siga essas 8 Dicas | KI Agência
Nome do Artigo
Como Crescer um Público no LinkedIn? Siga essas 8 Dicas | KI Agência
Descrição
Descubra quais são as Vantagens em ter um Grupo no LinkedIn, Como Escolher o Assunto, Convidar suas Conexões e Realizar Divulgação. Confira!
Autor
Nome do Publicador
kiagencia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *